O prefeito de Aracaju João Alves Filho recebeu o Prêmio de Honra ao Mérito Maçônico Cotinguiba, concedido pela Loja Maçônica Cotinguiba. Os homenageados são escolhidos através de serviços relevantes que prestados à sociedade sergipana.
Para a escolha dos homenageados existe um conselho da medalha, composto por membros da maçonaria, que sugerem e votam quem deve receber a honraria, analisando os feitos importantes da personalidade. Só são selecionadas até três pessoas por ano para receber a congratulação.
O prefeito João Alves vê essa homenagem como uma generosidade dos irmãos da Loja Cotinguiba. “Eu não tenho o prazer de ser maçon, mas tenho uma profunda alegria pelo trabalho realizado pela maçonaria em todo o mundo. Nós tivemos a maçonaria na libertação dos escravos, na luta para nos transformarmos em república, nós tivemos a maçonaria nos grandes momentos da história brasileira. Também podemos falar dessa participação no mundo, quando foram os maçons que estavam na linha de frente na independência dos Estados Unidos e na constituição Norte Americana, na Revolução Francesa, entre outras. Então é uma instituição que merece o nosso respeito e por conta de tudo isso, me sinto muito honrado em receber esta medalha”, declara.
O venerável mestre Gilvan Pinto conta que o João Alves Filho foi escolhido por ter uma lista vasta de serviços prestados à sociedade sergipana. “Ele é um idealista, inovador, que sempre tem uma visão de futuro apurado e que transformou o estado de Sergipe. Ultimamente sofreu muito com as perseguições em relação à transposição do Rio São Francisco, mas hoje já estão reconhecendo que ele tinha total razão sobre o planejamento e sobre seu posicionamento para evitar a morte do rio, por isso tudo foi um dos homenageados”, reforça.
Além do prefeito de Aracaju, também foram homenageados o Dr. Almir Santana, que sempre dedicou a sua vida e o seu trabalho para servir à população na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, o Dr. José Geraldo Bezerra, que foi o pioneiro na oncologia sergipana, primeiro médico oncologista clíncio do estado de Sergipe e teve a sua vida dedicada ao paciente do Sistema Único de Saúde.
Vultos da Maçonaria
Durante a premiação foi lançado o Livro Clodomir Silva, da série Vultos da Maçonaria, que acontece anualmente para comemorar o aniversário da loja. Desta vez está sendo relatada a vida de Clodomir Silva, que foi um dos fundadores da maçonaria sergipana. Ele foi advogado, que sempre defendeu o interesse dos menos afortunados, além disso foi professor do Colégio Atheneu, foi político e teve uma participação muito brilhantes em todos os setores que participou. “Por todo esse histórico a loja maçônica achou por bem fazer com que nós produzíssemos esse livro, que é o segundo da série Vultos da Maçonaria, onde o primeiro foi Carvalho Neto e Agora Clodomir Silva”, afirma José Anderson do Nascimento, presidente da Academia Brasileira de Letras.
Fonte: http://www.aracaju.se.gov.br/