Num canto do templo, sentado num banco e a olhar para o Delta Luminoso, um triste e velho Mestre Maçon chorava.
Dos seus olhos, estranhas lágrimas escorriam pelo rosto; sem saber porquê, contei-as – eram sete. Com a vontade de saber a razão, aproximei-me e perguntei: ”fala, Velho Mestre, diz a este Aprendiz o motivo de toda essa dor”.
Ele, suavemente, respondeu-me; “Estás a ver esses irmãos indo e vindo? as lágrimas que viste são dedicadas a alguns deles“.
“A Primeira é para aquelas pessoas indiferentes que não valorizam a história, o esoterismo, a liturgia e o ritual, e aqui vêm em busca de distracção; saem normalmente ironizando aquilo que as suas mentes cegas não podem conceber”.
“A Segunda, é causada por esses eternos inseguros que pretendem acreditar, contrariando os velhos Maestros, que a expectativa de um milagre os fará alcançar o que os seus próprios méritos lhes negam”.
“A Terceira, deve-se aos maus, aqueles que só comparecem à Loja para promover a discórdia entre os Irmãos”.
“A Quarta, é para os Irmãos frios e calculistas que sabendo que existe uma Força Espiritual, se tentam beneficiar dela de qualquer maneira, desconhecendo a palavra Amor”.
“A Quinta, vai para aqueles que chegam suavemente, com um sorriso e o elogio nos lábios, mas que se pode ver claramente no seu rosto: Eu acredito na Grande Arquitecto do Universo, na Ordem e nos meus Irmãos; mas só se me servirem para alguma coisa”.
“A Sexta, é causada pelo fútil, insignificante, que vai para a Loja buscando abordagens onde se refugiar, mas que os seus olhos revelam um interesse completamente diferente”.
E a sétima?
“A Sétima, meu querido Irmão, é óptima e desliza suavemente! É a última lágrima; aquela que vive nos olhos do verdadeiro Maçon”.
“Que estas lágrimas, Querido Aprendiz, sirvam para lembrar os II:. que se esquecem do que é realmente ser maçon e que há II:. e tantos outros seres humanos carentes de protecção material e espiritual”.
Adaptado de Ricardo Polo
Director da Revista Maçónica ”Hiram Abiff” – Argentina
Fonte: freemason.pt
Comentários